Arquivos de "Artigos"

Coletivo do Pirarucu celebra a construção de um sonho compartilhado e discute novas estratégias

Representantes de 26 organizações participaram das discussões que ocorreram ao longo dos três dias de reunião. Foto: Talita Oliveira / Coletivo do Pirarucu Por Talita Oliveira | Coletivo do Pirarucu “É uma oportunidade que poucas cadeias têm de olhar para o todo, se entender como uma cadeia produtiva, criando caminhos e resoluções para atender efetivamente…
Continue lendo »

Para combater a fome no Amazonas, movimentos sociais reivindicam criação de secretaria de segurança alimentar

Diante do cenário atual que aponta aproximadamente 2,7 milhões de pessoas no Amazonas vivendo em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), movimentos sociais vão propor, nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 14h, a criação de uma Secretaria de Estado de Segurança…
Continue lendo »

Conselho Nacional das Populações Extrativistas completa 37 anos de luta em defesa dos povos da floresta amazônica

  Mesmo guardando uma biodiversidade única e culturas milenares, e sendo peça-chave no combate às mudanças climáticas, a Floresta Amazônica e seus habitantes estão em perigo há várias décadas. Com o objetivo de defender seus direitos, no dia 17 de outubro de 1985, o ativista, político e seringueiro Chico Mendes articulou o 1º Encontro Nacional…
Continue lendo »

Termo de Referência (TdR) 004/ 2022 – PJ para Assessoria Contábil e Financeira

O Memorial Chico Mendes (MCM) abriu o Termo de Referência (TdR) Nº 004/ 2022 para contratação de uma Pessoa Jurídica (PJ) especializada para prestação dos serviços Assessoria Contábil e Financeira. O objetivo é monitorar a execução orçamentária e movimentação financeira e patrimonial da Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), em sua sede e filial no município…
Continue lendo »

Conselho Nacional das Populações Extrativistas reconhece a resistência política dos povos indígenas do Brasil

  No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira, dia 9 de agosto, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) reforça a importância da luta histórica e ancestral dos povos indígenas brasileiros, que se mantêm fortes e ativamente comprometidos com os desafios atuais em defesa do direito à terra indígena e ao clima do…
Continue lendo »

EDITAL 008/2022 – Técnico de Campo Extensionista 2

O Memorial Chico Mendes (MCM) e a Associação Nossa Amazônia (Anama) anunciam o Edital 008/2022, que abre uma (1) vaga para a contratação de Técnico de Campo Extensionista 2, com formação em nível médio e/ou superior. O objetivo é dar suporte à implementação do projeto socioprodutivo “Cadeias de Valor Sustentáveis”, com foco na distribuição comercial de…
Continue lendo »

CONSEAs da Região Norte se articulam para lutar contra insegurança alimentar

Foto: Divulgação. Os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs) da Região Norte participaram do segundo dia do 10º Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na capital Belém, nesta sexta, 29 de julho. O tema da roda de conversa tratou da insegurança alimentar como forma de genocídio na Amazônia. Os líderes…
Continue lendo »

Conselho Nacional das Populações Extrativistas debate cenário e propostas para eleição presidencial

A última semana do mês de julho traz uma agenda importante de discussões políticas e socioambientais para o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Nos dias 26 e 27 de julho, acontece a reunião do Conselho Deliberativo do CNS. Já no dia 28, a direção da entidade inicia a participação no 10º Fórum Social Pan-Amazônico….
Continue lendo »