Arquivos de "Destaques"

Retificação 02 do Edital de chamada pública 001/2023

O Memorial Chico Mendes – MCM, inscrito no CNPJ sob o número 01.934.237/0001-02, com sede na Rua Teófilo Said, 05, Conj Shangrillar II – Bairro Parque Dez, na cidade de Manaus-Am, CEP: 69.054-693, tendo em vista o constante no Termo de Colaboração MDS Nº 945514/2023, Transferegov Nº 045512/2023, torna pública a RETIFICAÇÃO Nº 02 referente…
Continue lendo »

Memorial Chico Mendes abre processo seletivo com diversas vagas para atuar no Projeto Floresta +

O Memorial Chico Mendes (MCM) está com  processo seletivo aberto para contratação de diversos profissionais para atuação presencial no município de Carauari. São oito vagas  para compor a equipe técnica de execução de três projetos sob responsabilidade do Memorial Chico Mendes, no âmbito do projeto Floresta+ Amazônia, modalidade Comunidades, a fim de fortalecer as organizações de base comunitárias no…
Continue lendo »

Brasília sedia VI Congresso Nacional das Populações Extrativistas com participação paritária de mulheres

Evento reúne mais de 250 lideranças na UnB Mais de 250 lideranças dos territórios tradicionais de uso comum, representando coletivos, associações, cooperativas e sindicatos, com presença marcante luta em defesa das populações extrativistas, participarão do VI Congresso Nacional das Populações Extrativistas. O VI acontece de 13 a 17 novembro, no Campus Darcy Ribeiro, Centro Comunitário…
Continue lendo »

Criado por Chico Mendes e companheiros, CNS celebra 38 anos de legado com live nesta terça-feira

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), um dos mais importantes movimentos de proteção dos territórios e defesa dos povos da floresta, celebra seus 38 anos com a realização de uma live, nesta terça-feira, dia 17 de outubro, às 20h (Horário de Brasília), com transmissão gratuita por meio do canal: https://www.youtube.com/@XapuriSocioambiental/. Intitulada “CNS: 38 anos de…
Continue lendo »

Consolidação do mercado da castanha é tema de encontro nacional em Manaus

O fortalecimento da cadeia produtiva da castanha e a consolidação do produto como fonte de renda sustentável para os povos da floresta foram pautas de debates do 1º Encontro Nacional de Castanheiras e Castanheiros, que aconteceu semana passada em Manaus. Promovido pelo Coletivo da Castanha e pelo Observatório Castanha-da-Amazônia (OCA), o evento contou com a…
Continue lendo »

CNS apoia Carta em Defesa da Democracia

Os últimos meses têm sido de ataques constantes ao regime de Estado de Direito. Liderados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), seus aliados descredibilizam o mecanismo de apuração e contagem de votos: a urna eletrônica, assim como o sistema eleitoral, símbolo da Democracia. No dia 26 de julho, a Faculdade de Direito da Universidade…
Continue lendo »

CNS apoia nova liderança da Coiab

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) parabeniza os novos líderes eleitos na 13ª Assembleia da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), realizada entre os dias 3 a 5 de agosto, na Aldeia Manga, localizada na Terra Indígena (TI) Uaçá, município de Oiapoque, estado do Amapá (AP). A celebração contou com a participação…
Continue lendo »

Mais de 30 lideranças debatem em Belém direitos das populações extrativistas

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) reuniu mais de 30 líderes em Belém, capital do Pará, para debater políticas públicas em benefício dos povos indígenas e populações tradicionais extrativistas. A reunião do Conselho Deliberativo do CNS voltou ao modelo presencial neste ano e debateu a conjuntura política nacional; os retrocessos socioambientais; as violações dos…
Continue lendo »