Nos dias 19 e 20 de julho, Canutama (AM) foi o cenário de uma importante oficina de capacitação promovida pelo Origens Brasil. A atividade contou com a presença e suporte dos principais parceiros da iniciativa “Juntos pelo Extrativismo da Borracha na Amazônia”, incluindo representantes do Memorial Chico Mendes, WWF e Imaflora.

O objetivo principal do encontro foi capacitar os extrativistas da Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama – ASPAC para integrarem a plataforma Origens Brasil, que conecta produtores com compradores, dando visibilidade aos produtos da floresta e suas cadeias de produção. Outro objetivo foi fortalecer as ações de rastreabilidade da borracha para identificar a origem da produção entre as diversas comunidades do município que participam do arranjo.

A ASPAC, assim como o Memorial Chico Mendes e o WWF, fazem parte da rede Origens Brasil, que está expandindo sua atuação para a região da calha do Rio Purus (chamada no sistema Origens Brasil de Território Purus). O primeiro produto a ser cadastrado na plataforma será a borracha, com possibilidade de expansão para outros produtos extrativistas da RESEX Canutama e Floresta Canutama.

Essa ação faz parte do Projeto Floresta de Direitos e Valores, desenvolvido com o objetivo de fortalecer associações e comunidades de extrativistas na produção de borracha nativa. O projeto inclui a prestação de serviços de assessoria técnica, capacitação, comercialização da safra, melhoria da comunicação e assistência para a regularização das associações e comunidades envolvidas na área de implementação do projeto.

A ASPAC, assim como o Memorial Chico Mendes e o WWF, fazem parte da rede Origens Brasil

 

No dia 22, o time do Memorial Chico Mendes também realizou uma visita à Associação dos Produtores Agroextrativistas Colônia do Sardinha – ASPACS, em Lábrea, que realiza o manuseio de óleos vegetais. A ação faz parte da atividade de reconhecimento para a Instituição.

Origens Brasil

A rede Origens Brasil é um coletivo diverso, composto por povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio, organizações comunitárias e empresas. Através de relações comerciais éticas e transparentes, a rede promove negócios que valorizam os povos da floresta e uma Amazônia viva. Atuamos para fortalecer uma nova forma de fazer negócios na Amazônia, conectando empresas, produtores e produtoras em Terras Indígenas e Unidades de Conservação, garantindo a origem e rastreabilidade dos produtos.

Sobre o Memorial Chico Mendes

O Memorial Chico Mendes, fundado em 1996, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do legado do ativista ambiental Chico Mendes e à promoção de projetos sociais e ambientais na Amazônia. Através de diversas iniciativas, buscamos contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.